S.O.S. EMERGÊNCIAS – PROGRAMA DO SUS PARA ATENDIMENTO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS







SOS Emergência o novo programa do SUS, para melhorar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde. O S.O.S. Emergências está baseado na gestão hospitalar para atendimento das emergências e urgências de todo o país, de maneira ágil e humanizada.

 

Para este projeto, haverá um investimento de até R$ 3,6 milhões anuais para cada hospital, e espera-se que até 2014, ele alcance os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal.

O início da ação acontece em 11 hospitais de grande porte, os quais são referências regionais, localizados em nove capitais: Instituto Dr. José Frota (Fortaleza-CE), Hospital da Restauração (Recife-PE), Hospital Estadual Roberto Santos (Salvador- BA), Hospital de Urgências (Goiânia- GO), Hospital de Base (Distrito Federal-DF), Hospital João XXIII (Belo Horizonte -MG), Santa Casa e Hospital Santa Marcelina (São Paulo – SP), Hospital Miguel Couto e Hospital Albert Schweitzer (Rio de Janeiro – RJ) e Grupo Hospitalar Conceição (Porto Alegre – RS).

Funcionamento: logo que chegar ao hospital, o paciente será acolhido por uma equipe da saúde que vai determinar qual o seu nível de gravidade. A partir disso, o paciente será encaminhado para realizar o tratamento que realmente precisa. Além disso, também será organizado o fluxo de internação, a gestão de leitos e haverá a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos. Em relação ao ambiente hospitalar, este sofrerá todos os processos para se tornar adequado para um atendimento eficaz.

Será criado um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, nos hospitais para apoiar e orientar o processo de gestão e qualidade assistencial.

Tanto esse programa, quanto o programa Melhor em Casa, serão integrados a Saúde Toda Hora e Saúde Mais Perto de Você, redes de atenção básica e de urgências existentes no Brasil.

Classifique este artigo, é muito importante para nós redatores.