SAIBA SOBRE AS DOENÇAS CAUSADAS POR POMBOS AO SER HUMANO







Dentre as doenças que os pombos podem transmitir ao ser humano, encontram-se:

 1.   Criptococose – é uma doença, causada pelo fungo Criptococus neoformans, que compromete o pulmão e o sistema nervoso central, gerando alergias, micose profunda e até mesmo meningite subaguda ou crônica.  Sua transmissão ocorre através da inalação de poeira contendo fezes de pombos que estejam contaminados. Os sintomas mais comuns da doença são: tosse, febre, dor torácica, podendo haver cefaléia (dor de cabeça), sonolência, rigidez da nuca, agitação, acuidade visual diminuída e confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.

 2.   Histoplasmose – é uma doença causada pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum, encontrado  em fezes secas de pombos e morcegos. A histoplasmose gera uma micose profunda, e atinge o sistema respiratório causando febre, tosse, dor torácica, mal estar geral, debilidade, anemia, entre outros. Por se tratar de uma doença oportunista, vai depender do estado geral de saúde do paciente, ou seja, ele pode ou desenvolver a doença, dependendo da sua imunidade.

 3.   Ornitose – é uma doença infecciosa aguda, também conhecida como psitacose, sendo transmitida por via oral por meio da poeira contaminada com fezes secas dos pombos, que estejam infectados. O agente etiológico é a Chlamydia psittasi, a qual possui afinidade pelo aparelho respiratório superior e inferior. Os sintomas apresentados são: febre, vômitos, cefaléia, calafrios, mialgia, tosse, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas. Como a histoplasmose, a ornitose também é uma doença oportunista, ou seja, o desenvolvimento da doença depende do estado de saúde do indivíduo.

  4.   Salmonelose: é uma doença infecciosa aguda, causada pela ingestão de ovos, carnes ou outros alimentos contaminados pela bactéria Salmonella sp, presente nas fezes de pombos. Isso leva a uma intoxicação alimentar, causando febre, diarréia, vômitos e dores abdominais.

 5.   Dermatites – é uma parasitose causada por ectoparasitas (ácaros – piolho do pombo), que leva a erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

 6.   Alergias: podem ocorrer quando da inalação de penugens de pombos ou de ar com alta concentração de poeira das fezes dos pombos. As alergias mais comuns são as rinites, mas pode ocorrer crises de bronquite em pessoas sensíveis.

SAIBA SOBRE AS DOENÇAS CAUSADAS POR POMBOS AO SER HUMANO 5.00/5 (100.00%) 1 vote