GONORRÉIA | DST | TRATAMENTO E MEDIDAS DE PREVENÇÃO







 

Tratamento

O tratamento da gonorréia é realizado com o uso de antibióticos tanto via oral quanto injetáveis. Deve-se sempre levar em consideração a existência de infecções concomitantes, como sífilis e principalmente a Chlamydia trachomatis, a qual constitui o agente mais encontrado em associação com a gonorréia (15 a 25% dos homens e em 35 a 50% das mulheres).

Antigamente fazia-se o uso da penicilina para tratamento da gonorréia, mas devido à alta taxa de resistência outros antibióticos têm sido utilizados. Dentre eles: ampicilina em dose única de 3,5g + 1g de Probenecida, ceftriaxona 250mg IM, cefixime 400mg VO, ciprofloxacina 500mg VO ou ofloxacina 400mg VO, todos em dose única. Ciprofloxacina e ofloxacina devem ser evitadas em gestantes e não apresentam atividades contra a sífilis, quando em infecções concomitantes.

Para gestantes com alergia a penicilina ou cefalosporinas, pode-se usar espectinomicina 2g IM em dose única.

Em casos em que há clamídia junto com a gonorréia, deve-se fazer além do tratamento citado acima, o uso de de doxiciclina 100mg 12/12h VO diariamente por sete dias ou Eritromicina (estearato) 500mg, VO, de 6/6 horas, durante 7 dias.

Os parceiros sexuais também devem receber o tratamento, tanto para gonorréia quanto para outras doenças sexualmente transmissíveis, o que impede reinfecção.

Recomenda-se abstinência sexual durante o tratamento.

Prevenção

A pessoa que já teve gonorréia não adquire imunidade à doença, podendo apresentar novamente a infecção. Algumas medidas para prevenir essa infecção são:

- Uso de preservativos durante a relação sexual;

- Não compartilhar toalhas ou objetos pessoais íntimos;

- Higienização adequada da região genital após ato sexual.

Importante: As informações aqui publicadas servem apenas como informativo, não devendo substituir o diagnóstico médico. Para qualquer problema, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.

GONORRÉIA | DST | TRATAMENTO E MEDIDAS DE PREVENÇÃO 2.00/5 (40.00%) 1 vote