GONORRÉIA | DST | SAIBA DOS SINTOMAS EM HOMEM, MULHERES, GRÁVIDAS E RECÉM NASCIDOS







É uma doença sexualmente transmitida, que se caracteriza pela presença de secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher.

A faixa etária mais atingida está entre 15 e 30 anos, sendo o maior número de casos entre 20 e 24 anos. A prevalência ocorre em homens, provavelmente pela maior facilidade do diagnóstico, já que em média de 70% das mulheres infectadas permanecem assintomáticas.

Período de Incubação

È relativamente curto, variando de 2 a 5 dias, excepcionalmente podendo alcançar 10 dias nos homens e nas mulheres varia em torno de 10 dias.

Sintomas

Após o período de incubação, aparecem os primeiros sintomas. Os mais comuns são:

No homem: Os principais sintomas incluem o corrimento uretral e a disúria (ardência ao urinar), geralmente sem aumento da freqüência ou urgência urinária. Inicialmente o corrimento amarelo pode ser com aspeto de muco, mas após um ou dois dias torna-se purulento.  Esses sintomas são conhecidos como uretrite gonocócica. Pode haver aparecimento de febre baixa.

Uma porcentagem relativamente pequena de homens permanece assintomática e não apresenta sinais de uretrite, tornando-se disseminador da doença.

 

Na mulher: grande parte das mulheres apresenta-se assintomáticas, ou desenvolvem sintomas leves. Esse fato é de grande importância, uma vez que estas mulheres podem desenvolver complicações sérias, e tornam-se fontes de transmissão.

Dentre os sintomas apresentados pelas mulheres, encontra-se a cervicite, às vezes uretrite, corrimento vaginal, dor e ardência ao urinar, incontinência urinária (urina solta) e sangramento entre menstruações. Pode haver dores abdominais e pélvicas.

Normalmente a infecção por gonorréia acompanha outras infecções, como por Chlamydia trachomatis e Trichomonas vaginalis.

No recém nascido: transmitida durante o parto, a gonorréia pode causar no recém nascido a conjuntivite gonocócica, denominada Oftalmia neonatorum, que deve ser tratada com antibiótico logo após o nascimento, para evitar a cegueira. Também podem desenvolver doença sistêmica, com sepse e artrite.

Na gravidez: a mulher apresenta os meus sintomas já citados acima. O risco encontra-se no aumento das chances de aborto espontâneo, parto prematuro, ruptura prematura de membranas e morte do feto.

 

GONORRÉIA | DST | SAIBA DOS SINTOMAS EM HOMEM, MULHERES, GRÁVIDAS E RECÉM NASCIDOS 5.00/5 (100.00%) 1 vote