GONORRÉIA | ENTENDA MAIS SOBRE ESTA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL (DST)







O que é?

A gonorréia também conhecida como blenorragia, é doença infecciosa do trato urogenital, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo, transmitida por contato sexual ou perinatal, sendo, portanto, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).

A Bactéria

A N.gonorrhoeae é uma bactéria Gram-negativa, com a forma de diplococo, não flagelado, não formador de esporos, encapsulado, anaeróbio facultativo, com diâmetro entre 0,6 a 1,06μ.

Patologia

A N. gonorroheae infecta primeiro as mucosas do trato genital inferior e com menor freqüência a mucosa do reto, da conjuntiva e orofaringe. A aderência da bactéria à mucosa, ocorre devido à presença de pilli e pela proteína chamada Opa, fazendo com que ela resista à força da micção.

Transmissão

Sua transmissão ocorre principalmente através d a relação sexual vaginal, oral e anal, quando um dos parceiros está contaminado. Nos homens, a infecção inicia-se normalmente na uretra (canal por onde passa a urina) e nas mulheres, a infecção ocorre na maioria das vezes no colo do útero. A bactéria também pode infectar o reto, ânus (sexo anal), garganta (sexo oral), órgãos pélvicos e, em casos raros, a conjuntiva.

Mulheres grávidas podem transmitir a gonorréia ao recém-nascido durante o parto normal, com a passagem do bebê pelo canal da vagina contaminado, conhecida como transmissão vertical. A gonorréia em grávidas, também pode levar ao aborto.

Eventos considerados raros, são a contaminação indireta, como por exemplo, uma mulher usar artigos de higiene íntima de uma amiga contaminada ou a contaminação através do contato com vasos sanitários, caso a mulher esteja com um ferimento exposto na vulva.

A doença predomina em adolescentes e jovens adultos sexualmente ativos.

Neisseria gonorrhoeae, a bactéria da Gonorréia

Classifique este artigo, é muito importante para nós redatores.