FARMÁCIA POPULAR | ENTENDA UM POUCO MAIS | MEDICAMENTOS DE GRAÇA







A farmácia popular, nome dado ao programa criado pelo Governo Federal, para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Com isso, desde fevereiro de 2011 algumas farmácias passaram a dispensar medicamentos para hipertensão e diabetes de graça para a população. O  Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular”.Antes, as pessoas tinham que pagar por 10% do custo desses produtos, e o governo arcava com 90%.

O controle porém é rigoroso. O consumidor vai à farmácia com a receita médica, e na retirada do medicamento, fica  registrado o nome do médico, do vendedor e do beneficiado.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos de todo o País devem ser beneficiados com a medida. Os medicamentos para diabetes e hipertensão disponibilizados são:

●         Cloridrato de metformina 500mg e 850mg;

●         Glibenclamida 5mg;

●         Insulina Humana 10UI/mL;

●         Insulina Humana Regular 100UI;

●         Atenolol 25mg;

●         Captopril 25mg;

●         Cloridrato de Propranolol 40mg;

●         Hidroclortiazida 25mg;

●         Losartana Potássica 50mg;

●         Maleato de Enalapril 10mg.

Esses medicamentos são de variadas apresentações e laboratórios.

O programa ainda oferece remédios subsidiados para outras cinco doenças: asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. São em um total de 24 tipos de medicamentos.

Para visualizar a lista completa dos medicamentos, apresentações e laboratórios, entrar no site Portal da Saúde: www.saude.gov.br.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1095

 

Visite nossa página http://tododiasaude.com e consulte as últimas notícias  na área da saúde, beleza, corpo, comportamento e bem estar.

Leia mais sobre Farmácia Popular em:

- Farmácia Popular  – Lista de Anticoncepcionais Disponíveis

Classifique este artigo, é muito importante para nós redatores.