CHIA – SEMENTE PARA EMAGRECER E REDUZIR O COLESTEROL







Oriunda da planta Salvia hispânica, a chia, é uma semente que auxilia no emagrecimento e redução do colesterol, além de apresentar maior teor de cálcio do que o leite integral e maior teor de ômega-3 do que o salmão. Originária do México, a chia pode ser encontrada no mercado na forma de farinha, grãos e óleo.

Segundo nutricionistas, essa semente, quando consumida, forma um gel aumentando a sensação de saciedade, deixando a digestão mais lenta, regulando a função intestinal, equilibrando os níveis de glicose e conseqüentemente auxiliando no emagrecimento.

Além disso, trás outras vantagens, como ser rica em fibras solúveis e insolúveis, ferro, fósforo, cálcio, potássio, zinco, magnésio e principalmente em ômega 3, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicérides.

Assim, a chia é extremante nutritiva, tornando-se também um importante anti-inflamatório e antioxidante. O alto teor de magnésio auxilia no tratamento da depressão, pois é excelente para o funcionamento mental, melhorando o humor, a motivação e combatendo o estresse.

Outro fator importante é seu alto teor de proteínas: cerca de 16g por 100g de produto apresentando vários os aminoácidos essenciais.

Consumo: por possuir um sabor leve, a chia pode ser consumida, misturando-se com outros alimentos como sucos, frutas, iogurtes, sopas, saladas e preparações caseiras, como bolo, pães e biscoitos, onde moídas, podem substituir uma quantidade da farinha.

Análise nutricional resumida (por 100g):

Energia: 2471 KJ / 595 Kcal

Proteínas: 16g

Hidratos de carbono: 44g

Lípidos: 31g

CHIA – SEMENTE PARA EMAGRECER E REDUZIR O COLESTEROL 3.67/5 (73.33%) 3 votes